junho 22, 2011

MEIO AMBIENTE X AGRICULTURA E O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE


 
    
 A agricultura mudou drasticamente desde o fim da segunda guerra mundial. A produtividade dos alimentos  aumentou devido às novas tecnologias, à mecanização, ao aumento do uso de políticas químicas , da especialização e do governo que favoreceu o aumento da produção. Estas mudanças permitiram aos produtores aumentarem a produção e diminuir as horas trabalhadas.
Embora estas mudanças tivessem muitos efeitos positivos e reduzissem muitos riscos no cultivo, igualmente houve significativos efeitos sobre o Meio Ambiente, destacando-se principalmente debilitação do solo, contaminação da água subterrânea, o declínio de explorações agrícolas familiares, negligência nas condições de vida  de trabalhadores de exploração agrícola, aumento dos custos de produção, e a desintegração de condições econômicas e sociais nas comunidades rurais, fazendo com que as pessoas se mudem para as cidades.

Mas o que é Meio Ambiente?
 

Meio ambiente  e um termo usado para definir a soma de todos os organismos vivos ou não, o meio físico em que estes vivem e as forças da natureza  como o clima que fornece condições para o desenvolvimento e crescimento trocando energia e interagindo com ele, sendo transformado e transformando-o. O homem tambêm compõe o meio ambiente assim como todas as coisas criadas por ele.
E porque atividades agropecuárias podem prejudicar o meio Ambiente?

     Dentre as diversas ações e manejos utilizados nas atividades agropecuárias, podem-se citar o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos que trazem consequências para o ambiente como a poluição do ar, do solo, da água. Outras práticas comuns no campo têm sido as diferentes formas de desmatamentos, as queimadas e as alterações inadequadas de relevo. Essas práticas causam uma potencial desestabilização dos ciclos naturais. Atualmente a agricultura, a extração de madeira, a criação de animais e outros projetos de desenvolvimento em larga escala são os principais responsáveis pelas queimadas, desmatamentos e mesmo por cortes e alterações radicais do relevo.
Essas queimadas são comprovadamente danosas para o solo, que perde microorganismos importantes para a reciclagem de materiais, nutrientes voláteis e a umidade natural. Além disso, aumentam a poluição atmosférica, contribuem para o efeito-estufa e são responsáveis diretas pelo desaparecimento de ecossistemas e extinção de espécies, contribuindo para a diminuição da biodiversidade.

Então como continuar a produzir sem afetar o ambiente?



Bem, este e um assunto bastante complexo e exige um certo conhecimentos sobre os efeitos das práticas agrícolas no ambiente. Porem todo esse conhecimento deverá ser conciliado a valores tais como: Consciência Ecológica e Responsabilidade Ambiental.

Pois de nada adiantará  produtores e profissionais desta área se preocuparem com questões ambientais apenas para serem vistos como empresas verdes e não por cultivar valores tais como citados anteriormente. Nos dias de hoje já não se torna extremamente necessário o uso da  agricultura convencional para se tornar produtivo e competitivo no mercado. São muitas as práticas agrícolas alternativas capazes de de atender as necessidades do mercado e ao mesmo tempo evitar desequilíbrios ambientais.
As práticas agrícolas alternativas mais difundidas são:

·         Agricultura Orgânica

·         Agricultura Natural

·         Agricultura Regenerativa

·         Permacultura

·         Agricultura Biodinâmica

·         Agricultura Biológica

     Dentre os movimentos da revolução na agricultura citados acima, a Agricultura Orgânica foi o que mais obteve progresso e aceitação no mercado. Porém todos estes movimentos partiram do  princípio de continuar produzindo alimentos e ao mesmo tempo manter o equilíbrio da natureza, este conceito hoje é referido como Agricultura Sustentável. A sustentabilidade tem por filosofia que nós devemos encontrar as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de encontrar suas próprias necessidades. Consequentemente, a supervisão de recursos naturais e humanos é de importância principal. A agricultura sustentável compõe os seguintes objetivos: saúde ambiental, rentabilidade econômica, e igualdade social e econômica. 
     Fazer a transição da agricultura convencional para a agricultura sustentável é um processo que exige normalmente uma série de etapas pequenas, mas fundamentais. É importante compreender que cada decisão por  pequena que possa parecer pode fazer uma diferença e contribuir para o avanço do sistema inteiro, pois cada passo dado influencia a etapa seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário