julho 15, 2011

Minha Experiência Trabalhando Com Gado De Leite Na Nova Zelândia

   Com quase 4 anos trabalhando com rebanhos de gado leiteiro aqui na Nova Zelândia, me veio a vontade de passar um pouco da minha expêriencia com os leitores do meu Blog sobre como é possível ter uma produção alta de leite com qualidade e a baixos custos.
   A Nova Zelândia é um país pequeno, (pouco maior que o estado de São Paulo), tem cerca de 4 milhões de habitantes e a produção de leite aqui é uma das atividades mais importantes para economia. O país e formado por 2 ilhas, a do norte e a do sul, sendo que um terço de todas as fazendas leiteiras da Nova Zelândia estão localizadas na região norte.
   Sua produção de leite está voltada principalmente à exportação, cerca de 90%. Com uma eficiente estrutura e logística para a captação e transporte do leite, a Nova Zelândia é um país modelo na produção de leite e é considerado líder mundial em produção de leite em sistema de pastoril. Em 2007 a Nova Zelândia teve mais de 4.2 milhões de vacas produzindo mais de 15 bilhões de litros de leite.

Características Principais:
A Fazenda E O Rebanho
  
O rebanho nacional é basicamente composto por Holstein-Friesian (47%, diminuindo), KiwiCross (cerca de 30% aumentando) Jersey (15%), Outras (8%).
Na Nova Zelândia as fazendas de leite tem em média 500 vacas, com lotação entre 3.0 – 3.3 vacas/ha. As vacas são ordenhadas duas vezes ao dia o que leva aproximadamente 2 horas por ordenha. Todas as propriedades possuem ordenha mecânica na qual as mais populares são de fila (HERRINGBONE DAIRIES), usado a muitas décadas e com melhor relação custo-eficiência. O outro sistema é de plataforma rotatória (ROTARY SYSTEMS) que funciona como um carrossel, esse sistema só é uma opção quando a fazenda tem um rebanho maior.

   O leite é então armazenado em tanques de refrigeração e depois é coletado por um caminhão tanque até a cooperativa. A maioria das fazendas são operadas pelos próprios donos, e uma grande porcentagem das fazendas operam em sistemas de parcerias.

Manejo Das Pastagens
   As vacas neozelandesas são alimentadas praticamente só a base de pastos, em algumas fazendas pode haver suplementação, mas em geral em poucas quantidades e em períodos críticos do ano. Os fazendeiros devem ser eficientes gerenciadores de pastagens, a fim de conseguir os melhores rendimentos do pasto naquele ano e no seguinte. Todo crescimento adicional do pasto é convertido em silagem/feno para alimentar quando o crescimento do pasto é deficiente, como durante um período seco do verão ou no inverno. As vacas são movidas de um pasto para o seguinte uma ou duas vezes por dia em 20 - 30 dias de rotações.
   O sistema rotacional da pastagem é o mais usado na NZ , pois esse sistema permite a reabilitação da gramínea. Por esse motivo as fazendas são cuidadosamente divididas com cercas permanentes em seções menores (piquetes). São também utilizados cercas temporárias entre os piquetes, especialmente no inverno em que há rigoroso controle do pasto devido baixo crescimento da mesma. A área escolhida para alimentar o rebanho cada dia depende do número de cabeças no rebanho e a época do ano. A fertilização do solo é feita com nitrogênio(N) , em forma de uréia e com o chorume do próprio rebanho, os outros fertilizantes como o fósforo(P) e potássio (K) e correção do solo são feitos com base em análises de solo.

Produção Estacional
   Uma das consequências da alimentação dos animais ser exclusivamente a pasto é a sazonalidade da produção. Isto é feito para aperfeiçoar a produção de leite quando a quantidade e a qualidade do pasto estão em seu pico. Em consequência, pouco leite é produzido nos meses do inverno (maio, junho e julho). Para que haja uma sincronização dos partos, 90% das vacas são inseminadas num período de 3 a 4 semanas. O objetivo da inseminação concentrada é para que a maioria das vacas comecem a parir no final de julho, por um período de 6 a 10 semanas, isso coincidirá com o período de maior crescimento da grama com o pico de produção de leite que é na primavera.

Qualidade Do Leite E O Sistema De Pagamento Por Milksolids
   Como quase toda a produção é destinada a exportação, a Nova Zelândia tem se dedicado a qualidade do leite. As exigências nos padrões de qualidade do leite estão cada vez maiores, tanto que a baixa qualidade afetam até o pagamento do leite ao produtor. As áreas de maior interesse para garantir um alto padrão de qualidade são:
·         Monitoramento de higiene de todo o sistema;
·         Estabelecimento de um sistema de limpeza da máquina de ordenha eficiente ;
·         Controle rigoroso de substâncias químicas no leite proveniente de animais em tratamento, como antibióticos.
   O sistema de pagamentos feitos aos produtores na Nova Zelândia são feitos pela soma dos  milksolids (Milksolids são os sólidos totais do leite, ou seja a gordura e a proteína). Em 2010 por exemplo a cooperativa Fonterra pagou em media de $6.90-$7.10 dólares neozelandezes para cada quilograma de milksolid.

 Organizações De Pesquisas E Programas de Melhoramento Genético
   A Nova Zelândia conta com serviços de consultoria  e organizações de pesquisas  avançadas, a DairyNZ e a AgResearch. O país conta também com a Livestock Improvement Corporation (LIC), responsável pelo controle leiteiro e de células somáticas, inseminação artificial, melhoramento genético e outros serviços aos produtores, inclusive os de informação e extensão, consultorias e coleta de dados estatísticos. A Livestock Improvement Corporation (LIC) é responsável pelo Herd Test (Teste do Rebanho). Quatro vezes por ano o rebanho de cada fazenda passa pelo herd teste que  permite aos fazendeiros coletar informações sobre cada vaca individualmente, essas informações são arquivadas anualmente e é vital para o gerenciamento e tomada de decisões. Os produtores podem avaliar  o desempenho animal dentro do rebanho, dentro da região, ou nacionalmente. O herd test fornece informações como volume do leite, rendimentos de proteína e gordura e contagem de células somáticas.
   O programa de melhoramento genético na NZ também reúne as melhores tecnologias do mundo, o mais atual sistema em que se esta trabalhando hoje é o Animal Evaluation, que permite uma comparação entre os animais, focando nas raças. As vantagens desse sistema são:
·         Avaliação das cruzas das raças
·         Maior precisão
·         Foco na eficiência e rentabilidade

 Preocupação Com O Meio Ambiente
   Na Nova Zelândia existe uma grande preocupação com o meio ambiente, são da filosofia de:
• Não utilizar recursos mais rapidamente do que podem ser substituídos;
• Não gerar  poluição ou o desperdício mais rapidamente do que podem ser absorvidos, dispersado ou dissipado.
   Os produtores de leite da Nova Zelândia são inovadores em aplicar práticas a favor do meio ambiente e em levar as fazendas tecnologias novas porque seus negócios dependem de seus meios de subsistência e estes dependem de práticas sustentáveis da indústria de lacticínios. A indústria leiteira não será sustentável se os recursos naturais são degradados para impulsionar a renda agrícola.
   A indústria leiteria mostrou liderança em desenvolver estratégias para manter a atividade sustentável, como por exemplo a utilização dos efluentes das salas de ordenha que são armazenados em esterqueiras e utilizados em fertirrigação, para não contaminar os lençóis freáticos. Todo o sistema é monitorado e se nao tiverem de acordo com a legislação os fazendeiros são penalizados com altas multas e forçados a mudar seus sistemas para encontrar os padrões ideais.

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? :)
    Adoramos o seu blog e o conteúdo diferente que ele possui, e por isso estamos te seguindo!
    Dá uma passadinha no nosso tb..
    Um beijo e ótima sexta-feira!

    ResponderExcluir
  2. Ola Gottselig, muito bom seu blog,
    parabéns.

    ResponderExcluir
  3. teve ter sido uma experiencia estremamente nova ,a nova zelandia é um dos destinos que eu penso para fazer intercambio , é bom saber um pouco dela !

    http://www.blogescolhas.co.cc

    ResponderExcluir