junho 29, 2011

Agricultura Orgânica



   A agricultura orgânica é um sistema agrícola que utiliza alternativas sustentáveis e equilibradas de manejo ao invés de usar fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. O desenvolvimento da agricultura orgânica procura a recuperação permanente dos recursos naturais afetados, em favor da humanidade. A agricultura orgânica é orientada para fornecer um ambiente limpo e equilibrado, para aproveitar a capacidade produtiva e a fertilidade natural das terras, aperfeiçoar a reciclagem dos nutrientes e o controle natural das pragas e doenças. Sempre que possível baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.
   A demanda mundial para os produtos org
ânicos vem aumentando rapidamente no cenário mundial desde 1990, e o Brasil caminha para alcançar  a demanda atual da sociedade. Esses alimentos estão cada vez mais populares devido à alta popularidade que ganhou por contribuir com a  saúde das pessoas. Além disso, existe a preocupação com a conservação da biodiversidade do meio ambiente e também com o bem estar animal.

Regulamentação

   No Brasil, com o aumento da produção orgânica,  houve a necessidade de se criar uma regulamentação que assegure ao consumidor de que está adquirindo um ítem que obedece às normas legais estabelecidas para o produto orgânico. Essas leis são impostas a quem vai produzir alimentos orgânicos para venda ou mesmo consumo próprio. A legislação para produtos alimentícios, que dispõe sobre a agricultura orgânica, é a Lei nº 10.831/2003 e o Decreto nº 6.326/2007  da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Benefícios da Agricultura Orgânica

Produção de alimentos saudáveis:

   A agricultura convencional desenvolvida nas últimas décadas, foi sustentada pelo uso intensivo de insumos químicos, aqueles que em sua maioria são de elevada toxicidade. Em investigações realizadas, demonstrou-se de forma convincente que  terras, águas, animal, pessoa, alimentos, incluindo o leite materno, estiveram contaminados de maneira importante por estes produtos. Com a agricultura orgânica utiliza-se práticas e técnicas onde agroquímicos de alta toxicidade seja excluída definitivamente, produzindo assim alimentos saudáveis de qualidade máxima e em suficiente quantidade para a população.

Sustentabilidade a longo prazo:

 Muitas mudanças observadas no meio ambiente são a longo prazo, ou seja, ocorrem devagar ao longo do tempo. A agricultura orgânica também terá efeito nos agro-ecossistemas a médio e longo prazo. O objetivo principal é produzir alimentos ao mesmo tempo em que há uma estabilização ecológica para impedir problemas de fertilidade ou das pragas do solo. Com o tempo, todo o processo atinge um estado em que todas as medidas são preventivas, e não medidas de emergência para conter um problema.

Construção de um solo fértil:

O uso de certas práticas comuns da agricultura orgânica incentivam a fauna e a flora do solo, melhorando a sua formação e sua estrutura e criando sistemas mais estáveis.Por sua vez, os nutrientes e os ciclos de energia são aumentados, assim como as habilidades de retenção dos nutrientes no solo o que compensa a não utilização de fertilizantes sintéticos. Essas práticas também tem um papel importante no controle da erosão do solo. A exportação de nutrientes das colheitas é compensada geralmente por recursos renováveis. Mas às vezes é necessário suplementar solos orgânicos com os seguintes elementos: potássio, fosfato, cálcio, magnésio, etc, de fontes externas.
Exemplos das práticas citadas acima:

·         Rotação de culturas e/ou pastagens e uso de consórsios,

·         Uso de implementos que não invertam a camada áravel  ou causem a compactação do solo.

·         Cultivo mínimo e plantio direto (sem herbicidas).

·         Cobertura morta e viva que evita exposição do solo.

·         Adubação orgânica (estercos e compostos).

·         Incorporação dos restos culturais ao solo, deixando a matéria orgânica na superfície.

Evitar a poluição das águas:

   A poluição da água subterrânea com fertilizantes sintéticos e insecticidas são um problema grave na agricultura convencional. Enquanto o uso destes é proibido na agricultura orgânica, pois são substituídos por fertilizantes orgânicos (por exemplo adubo, estrume animal, massa verde) e com maior biodiversidade vivendo no solo, fortalece a estrutura do solo e a infiltração da água. Os sistemas orgânicos reduzem extremamente o risco de poluição da água subterrânea.

Outros benefícios:

·         Contribui para minimizar o efeito estufa e o aquecimento global.

·         Minimização da dependência de energias não renováveis.

·         Eliminação do uso de organismos genéticamente modificados (transgênicos).

·         Reduz os riscos à saúde do agricultor devido aos agrotóxicos.

·         Preservação da biodiversidade dos ecossistemas em que se insere o sistema produtivo.

·         Diversificação de culturas, que leva ao desenvolvimento de inimigos naturais.

·         Conforto e saúde dos animais.

·         Exige mais mão-de-obra, gerando empregos.

·         Maior valor comercial do produto orgânico em relação ao convencional.


Um comentário: