junho 17, 2011

Técnico Agrícola e Técnico em Agropecuária

Visão Geral



Símbolo dos Técnicos Agrícolas

     A profissão de Técnico Agrícola tem papel importante na produção de alimentos com qualidade, e ao mesmo tempo garantindo proteção ao meio ambiente.  Em sua formação técnica adquire grande conhecimento e domínio das práticas de agricultura, e pecuária, com especial ênfase na área de produção de alimentos. Desenvolve habilidades de trabalho em equipe para alcançar metas e potencializar a produção.O profissional Agrícola deve estar constantemente atualizado nesta área de economia produtiva, potencial de exportação, e estar sempre atento à evolução das novas  tecnologias.

     As pessoas interessadas em se profissionalizar nesta área devem ter um forte interesse na aplicação prática de soluções técnicas para problemas de produção enfrentados diariamente nas diversas atividades do setor. Recomenda-se também uma inclinação para conhecer os processos biológicos e sua relação com a produtividade, bem como  preocupação e respeito com o meio ambiente. É  importante também  condições para o trabalho em equipe e aplicar padrões éticos no desempenho profissional.

     Em 2010 a  profissão  completou 100 anos, e no dia 5 de novembro comemora-se o  Dia Nacional do Técnico Agrícola. A profissão de Técnico Agrícola é regulamentada pela Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968 e pelo Decreto Federal nº 4.560, de 30 de dezembro de 2002 e Decreto Federal nº 90922, de 06 de fevereiro de 1985.
      Para seguir a carreira como Técnico Agrícola  é necessario se candidatar a uma vaga em Escolas Agrícolas autorizadas, que pode ser encontradas em todas as regioes do Brasil. Após fazer a inscrição , o candidato passa por um teste de seleção de alunos. Os cursos são geralmente em período integral com duração de 18 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário