julho 03, 2011

Produção de Leite no Brasil Toma Novos Rumos



     No cenário mundial, o mercado brasileiro tem um potência muito grande quando o assunto é a produção de leite, pois o Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo, está crescendo, e a expectativa é de crescer ainda mais e ficar com a 5ª posição. O leite é considerado um  importante produto da agropecuária brasileira, é de grande importância econômica e social para o Brasil, além de ser um produto saudável pelas vantagens nutricionais que possui. Mas para que o Brasil passe da condição de importador, para um poderoso exportador é indispensável empregar tecnologias mais específicas, o produtor precisa mais orientação e assistência técnica, principalmente no que diz respeito a programas de alimentação animal mais eficazes para aumentar a produção  com custos mais baixos.
     A introdução de novas técnicas que proporcionam o aumento da produção de forma planejada e com orientação adequada possibilita ao produtor ter maiores lucros a médio prazo. É o que estão fazendo produtores de leite neozelandeses aqui no Brasil, com a fazenda Leitíssimo situada no extremo oeste baiano . O empreendimento  está trazendo resultados surpreendentes, com uma média de 35.000 litros/ha/ano de produção de leite a pasto, e o custo de produção gira em torno de 60% o que torna esse sistema viável.
     A Fazenda Leitíssimo é a maior fazenda de produção de leite do Brasil com gado em sistema de pastoreio, e ultiliza práticas e princípios de produção desenvolvidos na Nova Zelândia. A alimentação à base de concentrados na Nova Zelândia  é quase 10 vezes mais cara que a alimentação baseada em pastagens. Este fato fez com que produtores da Nova Zelândia procurassem tecnologias de produção baratas, e o pasto foi a solução principal para reduzir os custos de produção. O manejo da pastagem é feito de modo rotacionado que consiste na subdivisão das pastagem em piquetes menores, os animais são alimentados em sistema de rodízio com períodos de descanso adequados para permitir o crescimento da grama. Para a implementação desse sistema é necessário respeitar os períodos de descanso das forrageiras.
     Outros fatores cruciais a esse sistema são:  Fazer uma boa correção do solo, mantendo-o fértil; escolher variedades de gramíneas que produzam pasto de alta qualidade; ter rebanhos de animais adaptados a essa dieta; utilizar práticas de irrigação. O sistema de produção da fazenda Leitíssimo apresenta outras tecnologias importantes que torna o empreendimento produtivo, como: irrigação realizada por 4 pivôs centrais, responsáveis também pela adubação; pulverização do estrume em forma de chorume na própria fazenda, completando a adubação;  melhoramento da genética animal atravéz da inseminação;  análises periódicas do solo.
     Confira abaixo os videos com a reportagem sobre a fazenda Leitíssimo feito pelo Globo Rural:

Parte I :




 Parte II: 

Um comentário:

  1. Oiie tudo boom?
    achei super interesente o post viuu :)


    http://thaa03.blogspot.com/

    ResponderExcluir