setembro 11, 2011

COMO FAZER UMA COMPOSTAGEM


A compostagem é um processo biológico de decomposição de materiais orgânicos, dos quais obtemos o composto, um produto estável e rico em nutrientes para as plantas. Os compostos são fertilizantes orgânicos que possibilitam manter a sustentabilidade das culturas e do solo pois possuem propriedades físicas, principalmente aquelas relacionadas à agregação das partículas, que conferem estabilidade estrutural ao solo e propriedades químicas especialmente pelo fornecimento de nutrientes essenciais. Os compostos orgânico são muito utilizados na agricultura orgânica, como substitutos de fertilizantes químicos.
Bem, agora que já entendemos o valor que um bom composto possui, vamos aprender a produzi-lo:

Escolha do local:
Procure um local com sombra de preferência, pois assim a compostagem não perde tanta umidade. O local deve ser limpo de mato, ser de fácil acesso e com uma boa disponibilidade de água.

Seleção dos resíduos:
Qualquer resíduo orgânico pode ser utilizado, como por exemplo: restos de culturas, esterco e cama de animais, serragem, capim/grama, restos de podas de árvore (picado), lixo doméstico orgânico , restos de abatedouros, animais mortos, eembalagens biodegradáveis. O ideal é picar esses materiais em pedaços menores para melhor uniformização do composto.

Estrutura da composteira:
A composteira pode ser feita com materiais já disponíveis na propriedade, por exemplo, tábuas, tijolos, etc. Para composteiras pequenas ou domésticas, pode ser feita em forma de caixote, com dois compartimentos, geralmente de 1 metro cúbico cada um, e estes devem ser sem fundo, e um dos lados devem ficar abertos para melhor aeração. Em propriedades onde há muitos resíduos orgânicos não é necessário construir nenhuma estrutura, a compostagem deve ser empilhada em leiras diretamente no chão, o empilhamento pode ser feito ate alcançar 1,5m de altura, mas não menos que 1 metro, para não prejudicar a temperatura e a umidade do composto. A largura também pode chegar a 1,5 metros e o comprimento varia conforme a necessidade.

Montagem das pilhas:
A composteira é montada em camadas, onde as camadas devem ser alternadas entre camadas de 30 cm de resíduo vegetal (material mais fibroso e mais pobre em nutrientes, ex. folhas, galhos) e camadas de 10 cm de resíduo animal (material mais concentrado em nutrientes, ex. esterco, restos animais). A primeira camada deve ser feita com resíduo vegetal, para evitar perda de nutrientes para o solo. Após cada camada ser montada, deve-se regar com água , para ativar o trabalho dos micro-organismos decompositores. Evite o encharcamentos da pilha, pois isso poderá ser prejudicial, o ideal é que a umidade seja de 60 %. Se possível cobrir a pilha, em períodos de fortes chuvas.

Serviço de manutenção:
O processo de decomposição leva de 3 a 4 meses para ser concluída, durante esse tempo, deve-se monitorar regularmente a temperatura (de 15 em 15 dias), a faixa de temperatura ideal e de 55 a 70 C, para isso, use uma barra de ferro, introduza a barra no monte, espere cerca de 10 minutos, se a barra estiver quente, mas você consegue tocá-la, a temperatura está ideal, mas se estiver tão quente que se torna impossível tocar a barra, a pilha está muito quente e precisa ser revirada para baixar a temperatura.
Utilize uma pá, ou ate mesmo um trator, se este for necessário, para revirar a pilha, o ideal é revirar a cada 3 dias nos primeiros 15 dias, depois a cada 10 dias é suficiente, pois isso promove a aeração natural do composto. No momento em que reviramos o composto, observamos a sua umidade, se estiver inferior a 50%, regar a pilha.

 No final do período de decomposição, o composto apresentará uma coloração escura com aspecto de terra fofa, sem odor desagradável.
O composto pode ser utilizado em hortas, jardins, sementeiras, vasos de plantas e pomares. Em sementeiras utilizar 1 parte do composto para 2 partes de terra. Na horta pode-se incorporar o composto no solo (superficialmente) ou fazer cobertura nas entrelinhas do cultivo dependendo das exigências de cada espécie de hortaliça.

2 comentários:

  1. gostei do blog
    bem informativo
    parabéns
    estou te seguindo, segue de volta?
    http://oxentegentem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Seguindo, segue tbm?

    Diogopensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir